“Sou feito da inteira evolução da Terra; sou um microcosmo do macrocosmo. Nada há no universo que não esteja em mim. O inteiro universo está encapsulado em mim, como uma árvore numa semente. Nada há ali fora no universo que não esteja aqui, em mim. Terra, ar, fogo, água, tempo, espaço, luz, história, evolução e consciência – tudo está em mim. No primeiro instante do Big Bang eu estava lá, por isso trago em mim a inteira evolução da Terra. Também trago em mim os biliões de anos de evolução por vir. Sou o passado e o futuro. A nossa identidade não pode ser definida tão estreitamente como ao afirmar que sou inglês, indiano, cristão, muçulmano, hindu, budista, médico ou advogado. Estas identidades rajásicas são secundárias, de conveniência. A nossa identidade verdadeira ou sáttvica é cósmica, universal. Quando me torno consciente desta identidade primordial, sáttvica, posso ver então o meu verdadeiro lugar no universo e cada uma das minhas acções torna-se uma acção sáttvica, uma acção espiritual”

- Satish Kumar, Spiritual Compass, The Three Qualities of Life, Foxhole, Green Books, 2007, p.77.

“Um ser humano é parte do todo por nós chamado “universo”, uma parte limitada no tempo e no espaço. Nós experimentamo-nos, aos nossos pensamentos e sentimentos, como algo separado do resto – uma espécie de ilusão de óptica da nossa consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e ao afecto por algumas pessoas que nos são mais próximas. A nossa tarefa deve ser a de nos libertarmos desta prisão ampliando o nosso círculo de compreensão e de compaixão de modo a que abranja todas as criaturas vivas e o todo da Natureza na sua beleza”

- Einstein

“Na verdade, não estou seguro de que existo. Sou todos os escritores que li, todas as pessoas que encontrei, todas as mulheres que amei, todas as cidades que visitei”

- Jorge Luis Borges

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O que quer dizer "salvação"?


A salvação, entendida etimologicamente, antes de qualquer interpretação doutrinal e religiosa, deriva da raiz indo-europeia sal/sol que exprime integridade e totalidade. É da mesma raiz que vem o sânscrito sarvah, que significa “todo” e se encontra muito presente no vocabulário religioso indiano. Dela procede também o grego holos (inteiro). Mediante o latino saluus, a mesma raiz originou muitas palavras de sentido físico e moral de onde destacamos “salubre”, “salvaguarda”, “sólido”, “solidário”, o “sou” francês (peça de ouro maciço), “solicitar”, o “soucier” francês, “solene” e “salva”, a planta que o povo diz que “salva”. Diz-nos Odon Vallet que “todas estas palavras excluem a fractura ou a cisão”.

A mesma raiz originou muitas palavras nas línguas germânicas, também particularmente presentes no vocabulário espiritual e religioso, onde abunda a experiência, sentimento e ideia da totalidade e da integridade: em inglês, all (tudo), whole (inteiro), healthy (de boa saúde) e holy (santo); em alemão, alles (todo, tudo), Heil (salvação, inteiro, são) e heilig (santo). Como diz o mesmo autor: “A saúde e a santidade são colocadas sob o signo da perfeição” - Odon Vallet, Petit lexique des mots essentiels, Paris, Albin Michel, 2007, pp.232-234. A pesquisa levou-nos ainda ao indo-europeu solwos (“sê inteiro”), ao pali sabba, ao avéstico haurva (ileso, intacto, são e salvo) e ao antigo persa haruva.

Ser salvo é ser são, íntegro, inteiro, total, universal

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