“Sou feito da inteira evolução da Terra; sou um microcosmo do macrocosmo. Nada há no universo que não esteja em mim. O inteiro universo está encapsulado em mim, como uma árvore numa semente. Nada há ali fora no universo que não esteja aqui, em mim. Terra, ar, fogo, água, tempo, espaço, luz, história, evolução e consciência – tudo está em mim. No primeiro instante do Big Bang eu estava lá, por isso trago em mim a inteira evolução da Terra. Também trago em mim os biliões de anos de evolução por vir. Sou o passado e o futuro. A nossa identidade não pode ser definida tão estreitamente como ao afirmar que sou inglês, indiano, cristão, muçulmano, hindu, budista, médico ou advogado. Estas identidades rajásicas são secundárias, de conveniência. A nossa identidade verdadeira ou sáttvica é cósmica, universal. Quando me torno consciente desta identidade primordial, sáttvica, posso ver então o meu verdadeiro lugar no universo e cada uma das minhas acções torna-se uma acção sáttvica, uma acção espiritual”

- Satish Kumar, Spiritual Compass, The Three Qualities of Life, Foxhole, Green Books, 2007, p.77.

“Um ser humano é parte do todo por nós chamado “universo”, uma parte limitada no tempo e no espaço. Nós experimentamo-nos, aos nossos pensamentos e sentimentos, como algo separado do resto – uma espécie de ilusão de óptica da nossa consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e ao afecto por algumas pessoas que nos são mais próximas. A nossa tarefa deve ser a de nos libertarmos desta prisão ampliando o nosso círculo de compreensão e de compaixão de modo a que abranja todas as criaturas vivas e o todo da Natureza na sua beleza”

- Einstein

“Na verdade, não estou seguro de que existo. Sou todos os escritores que li, todas as pessoas que encontrei, todas as mulheres que amei, todas as cidades que visitei”

- Jorge Luis Borges

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio por um Mundo Novo - Rossio - 1 de Junho - 15h



Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio por um Mundo Novo

Rossio | 01 de Junho | 15 horas

Após o sucesso do evento de 20 de Maio de 2012, que decorreu simultaneamente em 16 cidades de Portugal, vamos de novo Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio por um Mundo Novo no dia 1 de Junho de 2013, às 15h.

Como dissemos na convocatória do ano passado, somos filhos de uma civilização dominada por pensamentos, emoções e desejos prejudiciais que se traduzem num crescente mal-estar mental, existencial e social, numa galopante opressão económica e financeira, numa falsa democracia dominada pelos grandes grupos económicos e pela finança internacional, na devastação do planeta, da biodiversidade e dos recursos naturais, na violência contra os humanos, os animais e a Terra.

Trazemos contudo em nós a possibilidade de um mundo diferente, um mundo novo. Um mundo enraizado nas nossas mais profundas aspirações e onde florescem as nossas melhores potencialidades, a nossa natural vocação para a liberdade, a compreensão e o amor fraterno extensivo a todos os seres e a toda a Terra. É esse mundo que é necessário antecipar e actualizar, mediante o encontro com a nossa natureza profunda, a fonte original da nossa consciência, sensibilidade e energia criativa. Necessitamos de novas formas de acção e intervenção que, em vez de reproduzirem e agravarem os problemas esgotando-se na raiva e no protesto ruidoso mas sem alternativas, encontrem e apresentem soluções a partir da comunhão com a força da paz e do silêncio interiores, traduzida em estados de consciência mais calmos, claros e amorosos.

É por isso que este ano vamos voltar a sentar-nos em Lisboa, na Praça do Rossio, pelas 15h, onde permaneceremos uma hora em silêncio meditativo ou reflexivo, caminhando depois lentamente para o Terreiro do Paço, onde terá lugar uma assembleia para partilha de experiências, ideias e propostas para o desenvolvimento futuro de novas acções e iniciativas.

A organização do evento em Lisboa é da responsabilidade do Círculo do Entre-Ser, uma associação filosófica e ética vocacionada para o diálogo intercultural e inter-religioso e para a unidade entre meditação e acção na busca de soluções e alternativas para os múltiplos problemas do mundo contemporâneo. O evento está contudo e naturalmente aberto a todos os apoios e adesões, individuais e colectivos. Propomos também que, tal como no ano passado, o evento tenha lugar noutras cidades e localidades do país e mesmo do estrangeiro.

No final deste evento será publicamente apresentada a Carta pela Compaixão Universal, um documento que visa despertar consciências aprofundando e ampliando o alcance da Carta pela Compaixão lançada em 2009 pela professora Karen Armstrong, com grande repercussão mundial.

Junta-te a nós no dia 1 de Junho, às 15h, onde quer que estejas, pois onde quer que estiveres podes contactar a força pacífica e silenciosa que em comum nos habita.

Partilha e divulga o mais possível!

Bem hajas!

Obrigado,

Paulo Borges
Promotor da Iniciativa Sentar em Paz e Silêncio

Para mais informações por favor contacte:
Sofia Costa
comunicacao@sentar-em-paz.com

https://www.facebook.com/events/477039215701022/

Sem comentários :

Enviar um comentário