“Sou feito da inteira evolução da Terra; sou um microcosmo do macrocosmo. Nada há no universo que não esteja em mim. O inteiro universo está encapsulado em mim, como uma árvore numa semente. Nada há ali fora no universo que não esteja aqui, em mim. Terra, ar, fogo, água, tempo, espaço, luz, história, evolução e consciência – tudo está em mim. No primeiro instante do Big Bang eu estava lá, por isso trago em mim a inteira evolução da Terra. Também trago em mim os biliões de anos de evolução por vir. Sou o passado e o futuro. A nossa identidade não pode ser definida tão estreitamente como ao afirmar que sou inglês, indiano, cristão, muçulmano, hindu, budista, médico ou advogado. Estas identidades rajásicas são secundárias, de conveniência. A nossa identidade verdadeira ou sáttvica é cósmica, universal. Quando me torno consciente desta identidade primordial, sáttvica, posso ver então o meu verdadeiro lugar no universo e cada uma das minhas acções torna-se uma acção sáttvica, uma acção espiritual”

- Satish Kumar, Spiritual Compass, The Three Qualities of Life, Foxhole, Green Books, 2007, p.77.

“Um ser humano é parte do todo por nós chamado “universo”, uma parte limitada no tempo e no espaço. Nós experimentamo-nos, aos nossos pensamentos e sentimentos, como algo separado do resto – uma espécie de ilusão de óptica da nossa consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e ao afecto por algumas pessoas que nos são mais próximas. A nossa tarefa deve ser a de nos libertarmos desta prisão ampliando o nosso círculo de compreensão e de compaixão de modo a que abranja todas as criaturas vivas e o todo da Natureza na sua beleza”

- Einstein

“Na verdade, não estou seguro de que existo. Sou todos os escritores que li, todas as pessoas que encontrei, todas as mulheres que amei, todas as cidades que visitei”

- Jorge Luis Borges

segunda-feira, 25 de março de 2013

PETA pede ao Papa que direccione o Vaticano para o veganismo

http://www.anda.jor.br/23/03/2013/peta-pede-ao-papa-que-direcione-vaticano-para-o-veganismo



"Este é o motivo pelo qual lhe escrevo, encorajando-o a tomar medidas para introduzir o veganismo no Vaticano, zelando para que nenhuma carne, ovos e laticínios, oriundos de fazendas industriais,sejam lá servidos. Esta mudança tornar-se-ia um notável e importante exemplo humano da verdadeira compaixão para com todas as criaturas de Deus.

Como o senhor bem o sabe, a fé Católica tem uma longa tradição na conduta de tratar os animais com respeito, desde São Francisco de Assis até a mensagem de Cristo no Sermão da Montanha: “Bem-aventurados os misericordiosos”. Nas contemporâneas fazendas industriais, nas quais as galinhas são amontoadas aos milhares dentro de galpões escuros impregnados pelo fétido cheiro de amônia,onde peixes sofrem torturante descompressão quando retirados da água e privados de sua fonte de oxigênio e vacas e porcos são sistematicamente mutilados sem anestésicos, não há nada de misericordioso na forma com que animais são mortos para servir de comida. Seus dois antecessores pronunciaram-se de forma vigorosa contra a crueldade cometida com os animais. O Catecismo da Igreja Católica, conforme promulgado pelo Papa João Paulo II, afirma: “Animais são criaturas de Deus…Assim sendo, os homens lhes devem bondade. Deveríamos evocar a benevolência com que Santos, como São Francisco de Assis ou São Filipe Néri, tratavam os animais…É contra a dignidade humana causar, desnecessariamente, o sofrimento e morte de animais.”

O Papa Emérito Bento XVI compartilhou deste sentimento, dizendo: “Nós não podemos, simplesmente, fazer qualquer coisa que queiramos com os animais. Animais são, também, criaturas de Deus… Há, por certo, um tipo de uso industrial dessas criaturas, onde galinhas vivem tão comprimidas umas às outras, que acabam transformando-se em caricaturas de aves… isto parece-me, de fato, contradizer a relação de reciprocidade recomendada na Bíblia.”

Banindo os produtos animais provenientes das fazendas industriais e consumindo, o mais possível, alimentos sem carne, o senhor estará enviando uma poderosa mensagem a todos os Cristãos do mundo. Devemos ser as mãos de Nosso Senhor e Seu coração amoroso, alimentando os pobres e manifestando compaixão e misericórdia para com todas as criaturas de Deus"

Sem comentários :

Enviar um comentário