“Sou feito da inteira evolução da Terra; sou um microcosmo do macrocosmo. Nada há no universo que não esteja em mim. O inteiro universo está encapsulado em mim, como uma árvore numa semente. Nada há ali fora no universo que não esteja aqui, em mim. Terra, ar, fogo, água, tempo, espaço, luz, história, evolução e consciência – tudo está em mim. No primeiro instante do Big Bang eu estava lá, por isso trago em mim a inteira evolução da Terra. Também trago em mim os biliões de anos de evolução por vir. Sou o passado e o futuro. A nossa identidade não pode ser definida tão estreitamente como ao afirmar que sou inglês, indiano, cristão, muçulmano, hindu, budista, médico ou advogado. Estas identidades rajásicas são secundárias, de conveniência. A nossa identidade verdadeira ou sáttvica é cósmica, universal. Quando me torno consciente desta identidade primordial, sáttvica, posso ver então o meu verdadeiro lugar no universo e cada uma das minhas acções torna-se uma acção sáttvica, uma acção espiritual”

- Satish Kumar, Spiritual Compass, The Three Qualities of Life, Foxhole, Green Books, 2007, p.77.

“Um ser humano é parte do todo por nós chamado “universo”, uma parte limitada no tempo e no espaço. Nós experimentamo-nos, aos nossos pensamentos e sentimentos, como algo separado do resto – uma espécie de ilusão de óptica da nossa consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e ao afecto por algumas pessoas que nos são mais próximas. A nossa tarefa deve ser a de nos libertarmos desta prisão ampliando o nosso círculo de compreensão e de compaixão de modo a que abranja todas as criaturas vivas e o todo da Natureza na sua beleza”

- Einstein

“Na verdade, não estou seguro de que existo. Sou todos os escritores que li, todas as pessoas que encontrei, todas as mulheres que amei, todas as cidades que visitei”

- Jorge Luis Borges

domingo, 5 de março de 2017

Meditação e experiência do Real - Frei Laurence Freeman e Paulo Borges - 10 de Março - 16h


"Meditação e experiência do Real"
Conferências, Partilha, Diálogo, Encontro

Fr. Laurence Freeman OSB e Paulo Borges

Partilha e diálogo entre as visões e vivências de dois representantes da tradição cristã e budista sobre a relação entre meditação e experiência da realidade última. Seguir-se-á um debate com os presentes. Será também a oportunidade para um encontro inter-religioso e haverá uma meditação no final.

Laurence Freeman OSB é um monge beneditino da Congregação de Monte Oliveto e Director da Comunidade Mundial de Meditação Cristã, uma comunidade contemplativa ecuménica. Professor internacional, conferencista e líder de retiros, é o autor de muitos artigos e de livros que incluem: “O Ser Altruísta”, “Jesus: O mestre interior”, “Primeira vista: A experiência da fé” e “Campo da Beleza”.
É Director da Meditatio, o programa de divulgação externa da comunidade, que envolve o mundo secular nos temas Educação, Saúde Mental, Negócios, Dependência e Recuperação, Ciência, Meio Ambiente e Medicina. O Pe. Laurence tem conduzido diálogos e iniciativas pela paz como “O Caminho da Paz” com o Dalai Lama e é activo no diálogo inter-religioso com líderes de outras religiões. Ele recebeu a Ordem do Canadá em 2012 em reconhecimento ao seu trabalho em prol do diálogo inter-religioso e da promoção da paz mundial. O Pe. Laurence lidera o ensino da meditação cristã às crianças e aos estudantes, visando a recuperação da sabedoria contemplativa na Igreja e na sociedade em geral.

Paulo Borges é professor de Filosofia e Meditação, Pensamento Oriental, Filosofia da Religião e Filosofia e Literatura no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Sócio-fundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa. Sócio-fundador e presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética.
Autor de centenas de conferências e artigos em revistas científicas e obras colectivas, publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Alemanha e Brasil, bem como de 43 livros de ensaio filosófico, poesia, ficção e teatro. Praticante de meditação e da via do Buda desde 1983, na escola Nyingma do budismo tibetano, integrando a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh, sendo desde 2015 filiado na escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen. Co-organizador das duas vindas de S. S. o Dalai Lama a Portugal. Realizou desde 1999 centenas de conferências, workshops, cursos e retiros de meditação e introdução ao budismo por todo o país. É autor de "O Coração da Vida" (guia prático de meditação).

- - - - - -

Organização: Seminário Permanente "Vita Contemplativa - Práticas Contemplativas e Cultura Contemporânea" do Grupo de Filosofia Prática do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa / Comunidade Mundial para a Meditação Cristã.
Apoio: Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética.

Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Anfiteatro III
Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa (Metro: Cidade Universitária)

Entrada Livre

Sem comentários :

Enviar um comentário