“Sou feito da inteira evolução da Terra; sou um microcosmo do macrocosmo. Nada há no universo que não esteja em mim. O inteiro universo está encapsulado em mim, como uma árvore numa semente. Nada há ali fora no universo que não esteja aqui, em mim. Terra, ar, fogo, água, tempo, espaço, luz, história, evolução e consciência – tudo está em mim. No primeiro instante do Big Bang eu estava lá, por isso trago em mim a inteira evolução da Terra. Também trago em mim os biliões de anos de evolução por vir. Sou o passado e o futuro. A nossa identidade não pode ser definida tão estreitamente como ao afirmar que sou inglês, indiano, cristão, muçulmano, hindu, budista, médico ou advogado. Estas identidades rajásicas são secundárias, de conveniência. A nossa identidade verdadeira ou sáttvica é cósmica, universal. Quando me torno consciente desta identidade primordial, sáttvica, posso ver então o meu verdadeiro lugar no universo e cada uma das minhas acções torna-se uma acção sáttvica, uma acção espiritual”

- Satish Kumar, Spiritual Compass, The Three Qualities of Life, Foxhole, Green Books, 2007, p.77.

“Um ser humano é parte do todo por nós chamado “universo”, uma parte limitada no tempo e no espaço. Nós experimentamo-nos, aos nossos pensamentos e sentimentos, como algo separado do resto – uma espécie de ilusão de óptica da nossa consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e ao afecto por algumas pessoas que nos são mais próximas. A nossa tarefa deve ser a de nos libertarmos desta prisão ampliando o nosso círculo de compreensão e de compaixão de modo a que abranja todas as criaturas vivas e o todo da Natureza na sua beleza”

- Einstein

“Na verdade, não estou seguro de que existo. Sou todos os escritores que li, todas as pessoas que encontrei, todas as mulheres que amei, todas as cidades que visitei”

- Jorge Luis Borges

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Curso de Introdução à Ecologia Profunda e à Eco-Espiritualidade - 12, 19, 26 Julho - 18:30 - 22:00


Curso de Introdução à Ecologia Profunda e à Eco-Espiritualidade
(Agostinho da Silva, Arne Naess, Thich Nhat Hanh, Satish Kumar, Papa Francisco e Leonardo Boff)

Datas: 12, 19 e 26 de Julho | das 18h30 às 22h00

O objectivo do curso é dar a conhecer o pensamento e as propostas de seis autores que convergem numa visão holista da realidade (embora com distintas orientações filosóficas e espirituais) e consideram que a solução para a grave crise de civilização que atravessamos reside não num ambientalismo superficial ou num mero activismo político, mas antes numa transformação radical da consciência pela qual cada um de nós se descubra inseparável dos demais seres humanos, dos membros das outras espécies, da Terra e do cosmo. É desse despertar da consciência – por contraste com o novo obscurantismo do crescimento económico, do produtivismo e do consumismo - que podem vir novas comunidades humanas que vivam em harmonia com a natureza, com outra política, outra economia e outra espiritualidade.

12 de Julho

Agostinho da Silva – As tendências panteístas da cultura portuguesa. A separação do mundo, a humanização, a civilização e o regresso à comunidade cósmica. Libertar os humanos, os animais, as plantas e a Terra. A “paz” da não separação entre “eu” e “outro”.

Arne Naess – Ecologia superficial e ecologia profunda. “Campo total”, “igualitarismo biosférico” e respeito e veneração pelo valor intrínseco de todas as formas de vida. Da ecologia à ecosofia: “realização de Si” e “eu ecológico”, “baixa do egocentrismo” e “aumento da identificação e do cuidado com os outros”. Uma “ecopolítica” da consciência integral.

19 de Julho

Thich Nhat Hanh – A experiência e a visão do entre-ser, a interdependência e interconexão de todos os seres e fenómenos. Os cinco e os catorze treinos da atenção plena: uma espiritualidade e uma ética globais, transversais a crentes e descrentes; estender a não-violência a todos os seres e à natureza. Despertar colectivo e ecologia profunda e universal: a não-separação entre consciência, Terra e cosmos. Apaixonar-se pela Mãe-Terra, “o mais belo bodhisattva”.

Satish Kumar – O fim do dualismo e a “ecologia sáttvica” (sapiencial). “Amor da natureza” e reverência pelo valor intrínseco de todas as formas de vida, humanas e não-humanas, como a raiz dos movimentos ambientais e de justiça social. Uma “revolução espiritual” para criar a civilização sonhada por Mahatma Gandhi. “Identidade sáttvica”: do “eu” para o “nós”. Onze pontos para uma acção sáttvica. Solo, alma, sociedade: “uma trindade para um novo paradigma” onde a Terra é Gaia, um “organismo vivo” e uma “comunidade biótica”.

29 de Julho

Papa Francisco – A Terra, “nossa casa comum”, a “conversão ecológica”, a “ecologia integral” e a “comunhão universal”. A criação e as criaturas como teofanias em cujo íntimo Deus está presente. Um “estilo de vida profético e contemplativo” como alternativa ao consumismo. “Paz interior”, “serena atenção”, “cultura do cuidado” e “fraternidade universal”.

Leonardo Boff – Os “pecados capitais antiecológicos”, a Terra crucificada e a “era ecológica”: o regresso à Terra como “pátria/mátria comum”. Complementaridade entre teologia da libertação e ecologia. Ecologia integral, novo paradigma, ética e ecoespiritualidade planetárias: “ser e sentir-se Terra”. O panenteísmo: Deus em Tudo e Tudo em Deus. O Espírito Santo e a espiritualização de toda a criação. Como cuidar de Gaia.

O curso é orientado por Paulo Borges, professor de Filosofia na Universidade de Lisboa, presidente do Círculo do Entre-Ser e vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade de Ética Ambiental. Tem vasta obra, da qual se destacam, neste contexto:
- Tempos de ser Deus. A espiritualidade ecuménica de Agostinho da Silva, Lisboa, Lisboa, Âncora Editora, 2006;
- Quem é o meu próximo? Ensaios e textos de intervenção por uma consciência e uma ética globais e um novo paradigma cultural e civilizacional, Lisboa, Mahatma, 2014;
- O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral, Lisboa, Mahatma, 2015.

Local: O Coração do Mundo – Centro de Estudos e Práticas para o Despertar da Consciência – Av. Duque de Ávila, 95, 3º andar, Lisboa (a 2 minutos do metro do Saldanha)

Convém trazer caneta e bloco-notas e roupas confortáveis.

Contribuição: 45 euros (uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva)

----------------
Inscrições:
- preenchendo o formulário: http://goo.gl/forms/xaKv3e79oUbnytSn1,
ou
- enviando email para inscricoes@circuloentreser.org
----------------
Chegar 15 m mais cedo, na 1ª sessão, para efectuar o pagamento.

Sem comentários :

Enviar um comentário