“Sou feito da inteira evolução da Terra; sou um microcosmo do macrocosmo. Nada há no universo que não esteja em mim. O inteiro universo está encapsulado em mim, como uma árvore numa semente. Nada há ali fora no universo que não esteja aqui, em mim. Terra, ar, fogo, água, tempo, espaço, luz, história, evolução e consciência – tudo está em mim. No primeiro instante do Big Bang eu estava lá, por isso trago em mim a inteira evolução da Terra. Também trago em mim os biliões de anos de evolução por vir. Sou o passado e o futuro. A nossa identidade não pode ser definida tão estreitamente como ao afirmar que sou inglês, indiano, cristão, muçulmano, hindu, budista, médico ou advogado. Estas identidades rajásicas são secundárias, de conveniência. A nossa identidade verdadeira ou sáttvica é cósmica, universal. Quando me torno consciente desta identidade primordial, sáttvica, posso ver então o meu verdadeiro lugar no universo e cada uma das minhas acções torna-se uma acção sáttvica, uma acção espiritual”

- Satish Kumar, Spiritual Compass, The Three Qualities of Life, Foxhole, Green Books, 2007, p.77.

“Um ser humano é parte do todo por nós chamado “universo”, uma parte limitada no tempo e no espaço. Nós experimentamo-nos, aos nossos pensamentos e sentimentos, como algo separado do resto – uma espécie de ilusão de óptica da nossa consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e ao afecto por algumas pessoas que nos são mais próximas. A nossa tarefa deve ser a de nos libertarmos desta prisão ampliando o nosso círculo de compreensão e de compaixão de modo a que abranja todas as criaturas vivas e o todo da Natureza na sua beleza”

- Einstein

“Na verdade, não estou seguro de que existo. Sou todos os escritores que li, todas as pessoas que encontrei, todas as mulheres que amei, todas as cidades que visitei”

- Jorge Luis Borges

terça-feira, 26 de abril de 2016

Regresso ao Silêncio, Regresso a Si - Retiro de silêncio e meditação


Regresso ao Silêncio, Regresso a Si

Casa Silva - Barcelos
29/30 de Abril e 1 de Maio de 2016
(Sexta a Domingo)

Neste retiro não nos vamos retirar do mundo, mas sim da desatenção à natureza profunda do mundo, de nós mesmos e de todos os seres e formas de vida.


Programa:

Dia 29 – 6ª feira

18:00 – 20.00 - Chegada e acomodação (não inclui jantar)

(Partilha de chá e docinhos)

21:30 – Apresentação do objectivo do Retiro: reconhecer como a mente condiciona a nossa vida, abandonar o turbilhão dos pensamentos, palavras, imagens, juízos e emoções e regressar ao Fundo silencioso, pacífico, luminoso e amoroso da Vida.

Tomar refúgio no sentido interior do Buda, do Dharma e da Sangha e votos de Bodhisattva: cultivar a aspiração e tomar a decisão de viver cada vez mais na paz e na liberdade, na compreensão da interdependência e no amor/compaixão pela Terra e por todas as formas de vida.

Dia 30 – Sábado

07.30 – 09.00 – Introdução à experiência e métodos meditativos: a Vida Aqui-Agora. RAIN: reconhecer, aceitar, investigar e não se identificar com o turbilhão mental-emocional.

09.00 – 10.00 – Pequeno-almoço

10.00 – 11.30 - Meditação sentada e em andamento (no interior e na natureza, se o tempo permitir). Movimentos em atenção plena.

11:30 – 12:00 – Pausa

12:00 – 13:00 - Introdução aos nossos padrões energéticos: reconhecer as 5 famílias de Buda na nossa vida, bem como as suas manifestações saudáveis e disfuncionais.

13.30 – 15:00 – Almoço

15:30 - Relaxamento profundo. Meditação sentada e em andamento (no interior e na natureza, se o tempo permitir). A meditação do amor, da compaixão e da alegria incondicionais e universais: metta-bhavana.

17:00 – 17:30 – Pausa

17:30 – 19:00 - Como lidar com as emoções nocivas, causadoras de sofrimento: possessividade e apego, orgulho e vaidade, inveja e ciúme, avareza e avidez, ódio e cólera, indiferença, preguiça e torpor. I – o método dos antídotos: amor, compaixão, alegria e equanimidade / inclusividade (palestra e exercícios meditativos).

19.30 – 20.30 – Jantar

21.00 – 22:30 – Introdução à prática de Avalokiteshvara e do mantra das seis sílabas. Como adormecer na luz da consciência desperta e amorosa. Perguntas e respostas e partilha de experiências.

Dia 1 – Domingo

07.30 – 09.00 – Meditação sentada e em movimento: a Vida Aqui-Agora. RAIN: reconhecer, aceitar, investigar e não se identificar com o turbilhão mental-emocional. A meditação do amor e da compaixão incondicionais e universais: metta-bhavana.

09.00 – 10.00 – Pequeno-almoço

10.00 – 11.30 - Meditação sentada e em andamento (no interior e na natureza, se o tempo permitir). Introdução aos métodos de Thich Nhat Hanh: experienciar-se como flor, montanha, água tranquila e espaço. Movimentos em atenção plena.

11:30 – 12:00 – Pausa

12:00 – 13:00 - Como lidar com as emoções nocivas, causadoras de sofrimento: desejo possessivo e apego, orgulho e vaidade, inveja e ciúme, avareza e avidez, ódio e cólera, indiferença, preguiça e torpor. II – o método da auto-libertação das emoções pela simples consciência delas (palestra e exercícios meditativos).

13.30 – 14.30 – Almoço

15:00 – Como lidar com as emoções nocivas (conclusão).

16:00 - Prática de Avalokiteshvara e do mantra das seis sílabas.

17:00 – 18:00 – Conclusão do retiro: partilha de experiências, instruções para continuar a prática na vida quotidiana, dedicatória dos benefícios para o bem da Terra e de todos os seres e meditação do Abraço.

O retiro será facilitado por Paulo Borges e Daniela Velho.

Paulo Borges tenta praticar a via do Buda desde 1983, segundo a tradição Nyingma do budismo tibetano, e desde 2012 integra o budismo comprometido e os ensinamentos laicos de Thich Nhat Hanh. Tem facilitado desde 1999 centenas de workshops, cursos e retiros de introdução teórica e prática ao budismo, à meditação e à espiritualidade inter-religiosa. Professor de Filosofia da Religião e Pensamento Oriental na Universidade de Lisboa. Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014). Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser. Tradutor de textos budistas, como Estágios da Meditação, de Sua Santidade o Dalai Lama (2001), o Livro Tibetano dos Mortos (2006) (com Rui Lopo), A Via do Bodhisattva, de Shantideva (2007), O Caminho da Grande Perfeição, de Patrul Rinpoche (2007) e O que não faz de ti um budista, de Dzongsar Jamyang Khyentse (2009). Entre outras obras é autor de O Budismo e a Natureza da Mente (com Matthieu Ricard e Carlos João Correia, 2005), de Descobrir Buda. Estudos e ensaios sobre a via do Despertar (2010), de Quem é o meu Próximo? Ensaios e textos de intervenção por uma consciência e uma ética globais e um novo paradigma cultural e civilizacional (2014) e de O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (2015).

Daniela Velho procura seguir a via do Buda segundo a tradição budista tibetana Nyingma desde 2010.
Acompanha e procura aplicar os ensinamentos laicos de Thich Nhat Hanh desde 2012.
Co-fundadora e vice-presidente da associação ética e filosófica Círculo do Entre-Ser.
Investiga na área das práticas contemplativas e é instrutora e praticante de meditação.
Jurista de profissão.

Contribuição: 120 euros (inclui todas as dormidas, todas as refeições até domingo)
10% dos lucros será oferecido a uma associação humanitária, de defesa dos animais ou do ambiente.

Inscrições /Informações: devesaana@hotmail.com
Telm – 919957931 (Ana Devesa )
Atenção:
- É necessário inscrever-se por mail, confirmando a inscrição com a transferência do valor em causa até ao dia 22 de Abril.

NIB – 0036 0390 99101296254 64

- O retiro decorre em silêncio parcial, incluindo todas as refeições, com a excepção das sessões de prática na sala comum.

- Convém trazer roupas largas, uma almofada, um tapete / manta e um bloco de notas.

- O evento é aberto a todos e não implica nenhum conhecimento teórico ou prático de meditação.

- As refeições serão vegetarianas, decorrerão em silêncio e serão precedidas pela leitura silenciosa das Cinco Contemplações antes de comer, segundo a tradição de Thich Nhat Hanh.

Localização:

Chegando a Barcelos, seguir as placas estádio (cor de laranja), rotunda do Estádio de Futebol, seguir na direção de Ponte de Lima. Um pouco mais à frente novamente placa de Ponte de Lima virar direita, aqui virar de imediato nesse cruzamento à esquerda, tem uma placa que diz rua do Seminário (rua estreita em paralelo de lado esquerdo, entre uma clínica dentária e uma casa de móveis)
Seguir sempre em frente aproximadamente 2/3 km, passará um pouco de bosque que já faz parte do seminário até encontrar um grande portão.
- O retiro realizer-se-á com um mínimo de 10 participantes.

- O espaço dispõe de um magnífico espaço verde natural.

Organização: Ana Devesa com o apoio do Círculo do Entre-Ser

Sem comentários :

Enviar um comentário