“Sou feito da inteira evolução da Terra; sou um microcosmo do macrocosmo. Nada há no universo que não esteja em mim. O inteiro universo está encapsulado em mim, como uma árvore numa semente. Nada há ali fora no universo que não esteja aqui, em mim. Terra, ar, fogo, água, tempo, espaço, luz, história, evolução e consciência – tudo está em mim. No primeiro instante do Big Bang eu estava lá, por isso trago em mim a inteira evolução da Terra. Também trago em mim os biliões de anos de evolução por vir. Sou o passado e o futuro. A nossa identidade não pode ser definida tão estreitamente como ao afirmar que sou inglês, indiano, cristão, muçulmano, hindu, budista, médico ou advogado. Estas identidades rajásicas são secundárias, de conveniência. A nossa identidade verdadeira ou sáttvica é cósmica, universal. Quando me torno consciente desta identidade primordial, sáttvica, posso ver então o meu verdadeiro lugar no universo e cada uma das minhas acções torna-se uma acção sáttvica, uma acção espiritual”

- Satish Kumar, Spiritual Compass, The Three Qualities of Life, Foxhole, Green Books, 2007, p.77.

“Um ser humano é parte do todo por nós chamado “universo”, uma parte limitada no tempo e no espaço. Nós experimentamo-nos, aos nossos pensamentos e sentimentos, como algo separado do resto – uma espécie de ilusão de óptica da nossa consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e ao afecto por algumas pessoas que nos são mais próximas. A nossa tarefa deve ser a de nos libertarmos desta prisão ampliando o nosso círculo de compreensão e de compaixão de modo a que abranja todas as criaturas vivas e o todo da Natureza na sua beleza”

- Einstein

“Na verdade, não estou seguro de que existo. Sou todos os escritores que li, todas as pessoas que encontrei, todas as mulheres que amei, todas as cidades que visitei”

- Jorge Luis Borges

quinta-feira, 24 de março de 2016

Valores Universais: workshop vivencial para uma inter-cultura da Paz - 9 de Abril, Universidade dos Valores, Mafra, 10-19 h


Vivemos num mundo ameaçado por antigas e novas formas de conflito: connosco próprios, sociais, entre etnias, nações e culturas, entre a humanidade, os demais seres vivos e a própria Terra. Conflitos de onde resulta um imenso sofrimento e que nascem de uma profunda incompreensão de quem somos, daquilo que temos em comum, do nosso imenso potencial de evolução e desenvolvimento integral e da possibilidade de viver uma vida plena. Será possível encontrar valores universais onde todos os seres humanos se possam reconhecer – independentemente das suas culturas, crenças e descrenças – e que, à medida que forem desenvolvidos, possam conduzir a maior compreensão mútua, cooperação e realização de si, permitindo-nos superar desorientações, divisões e antagonismos? Este workshop é uma proposta nesse sentido, onde somos convidados a compreender e vivenciar doze valores fundamentais: Verdade, Liberdade, Amor, Compaixão, Alegria, Gratidão, Paciência, Criatividade, Igualdade, Confiança, Paz, Felicidade. Somos convidados a descobri-los em nós e nos outros e a saber como desenvolvê-los, como contributo para uma urgente mudança do rumo da civilização global.

Programa:

I. A importância de reconhecer e/ou promover valores universais, transversais às culturas e tradições.
II. Pensar e vivenciar 12 valores universais: Verdade, Liberdade, Amor, Compaixão, Alegria, Gratidão, Paciência, Criatividade, Igualdade, Confiança, Paz, Felicidade. Reflexão e exercícios meditativos.
III. Como cultivar estes valores nas nossas vidas.
IV. Partilha de experiências e conclusão.

O workshop decorre na Universidade dos Valores, no Palácio dos Marqueses, um espaço privilegiado perto do centro de Mafra, no qual se encontra o Jardim dos Valores Universais, onde estão refletidos os doze valores que serão trabalhados neste workshop.

O workshop será facilitado por Paulo Borges: Professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Universidade de Lisboa. Ex-presidente (2005-2013) e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética. Orientador de centenas de aulas, cursos, workshops e retiros de meditação e organizador de eventos de encontro e diálogo inter-cultural e inter-religioso. Autor e organizador de 44 livros, entre os quais: Tempos de ser Deus. A espiritualidade ecuménica de Agostinho da Silva, Lisboa, 2006; O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa (organizador, com Duarte Braga), 2007; A Pedra, a Estátua e a Montanha. O Quinto Império no Padre António Vieira, 2008; Uma Visão Armilar do Mundo. A vocação universal de Portugal em Luís de Camões, Padre António Vieira, Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva, Lisboa, Verbo, 2010; Agostinho da Silva: Penseur, écrivain, éducateur, 2010; Descobrir Buda. Estudos e Ensaios sobre a Via do Despertar, 2010; É a Hora! A mensagem da Mensagem de Fernando Pessoa, 2013; Quem é o meu próximo? Ensaios e textos de intervenção por uma consciência e uma ética globais e um novo paradigma cultural e civilizacional, 2014; O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral, 2015; Outro Portugal Existe, 2015; Agostinho da Silva. Uma Antologia, 2016, 3ª edição.

Contribuição: 40 euros.

------------------
inscrições:
- preencha o formulário http://bit.ly/1U1ZYoZ, ou
- envie email para inscricoes@circuloentreser.org
------------------

Para garantir o seu lugar pedimos que faça a inscrição até 31 de Março.

Organização: Círculo do Entre-Ser e Universidade dos Valores

Sem comentários :

Enviar um comentário