“Sou feito da inteira evolução da Terra; sou um microcosmo do macrocosmo. Nada há no universo que não esteja em mim. O inteiro universo está encapsulado em mim, como uma árvore numa semente. Nada há ali fora no universo que não esteja aqui, em mim. Terra, ar, fogo, água, tempo, espaço, luz, história, evolução e consciência – tudo está em mim. No primeiro instante do Big Bang eu estava lá, por isso trago em mim a inteira evolução da Terra. Também trago em mim os biliões de anos de evolução por vir. Sou o passado e o futuro. A nossa identidade não pode ser definida tão estreitamente como ao afirmar que sou inglês, indiano, cristão, muçulmano, hindu, budista, médico ou advogado. Estas identidades rajásicas são secundárias, de conveniência. A nossa identidade verdadeira ou sáttvica é cósmica, universal. Quando me torno consciente desta identidade primordial, sáttvica, posso ver então o meu verdadeiro lugar no universo e cada uma das minhas acções torna-se uma acção sáttvica, uma acção espiritual”

- Satish Kumar, Spiritual Compass, The Three Qualities of Life, Foxhole, Green Books, 2007, p.77.

“Um ser humano é parte do todo por nós chamado “universo”, uma parte limitada no tempo e no espaço. Nós experimentamo-nos, aos nossos pensamentos e sentimentos, como algo separado do resto – uma espécie de ilusão de óptica da nossa consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e ao afecto por algumas pessoas que nos são mais próximas. A nossa tarefa deve ser a de nos libertarmos desta prisão ampliando o nosso círculo de compreensão e de compaixão de modo a que abranja todas as criaturas vivas e o todo da Natureza na sua beleza”

- Einstein

“Na verdade, não estou seguro de que existo. Sou todos os escritores que li, todas as pessoas que encontrei, todas as mulheres que amei, todas as cidades que visitei”

- Jorge Luis Borges

terça-feira, 21 de abril de 2015

A Arte de Andar - uma forma de Ecosofia - um workshop que começa hoje


---------------
inscrições: http://goo.gl/forms/GsaAzlLJbq
---------------

Terça-feira, 21 de Abril das 18.30 - 20.00
Sábado, 25 de Abril, das 10.00 - 14.00

Esta oficina de trabalho (workshop) centra-se no(s) encantamento(s) do acto de andar, numa perspectiva ecosófica desenvolvida sob três vertentes: Ser/Sentir, Demandar e Des(en)cobrir a Natureza. Os trabalhos irão decorrer em dois tempos e locais distintos: uma abordagem teórica (21 de Abril, das 18.30 às 20.00, no CLUC) e uma componente prática (25 de Abril, das 10.00 às 14.00, no Parque Florestal de Monsanto).

Facilitador: Pedro Cuiça

Nasceu no ano de 1968 em Faro. É, desde 2003, Director Técnico da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP). Detentor do Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD) em Pedestrianismo – Grau III, possui formação académica em Ciências da Natureza (UAb) e em Geologia (FCUL). É formador de Técnicos de Percursos Pedestres da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (FCMP/ENM) e é Técnico de Senderos da Federación Española de Deportes de Montaña y Escalada/Escuela Española de Alta Montaña (FEDME/EEAM), entre outras titulações na área dos desportos de montanha.

Membro fundador do Grupo de Trabalho de Acesso à Natureza da European Ramblers Association (ERA) (2014), foi Vice-Presidente da Comissão de Percursos Pedestres, entre 2007 e 2013, e membro do Grupo de Trabalho de Formação (Training Standards), de 2008 a 2011, dessa entidade europeia.

Autor de Passo-a-Passo – Manual do Caminhante (no prelo) e Guia de Montanha – Manual Técnico de Montanhismo (2010), foi co-autor de mais de uma dezena de livros-guia de percursos pedestres, designadamente o Guia de Percursos Naturais (1995) e Portugal Pé-ante-pé (2001). Enquanto jornalista profissional e editor na Forum Ambiente (1995-2001) publicou inúmeros trabalhos sobre pedestrianismo e percursos pedestres.

Foi também membro do Conselho Assessor da revista Caminar – Senderismo y Naturaleza (2004-2009) e colaborou em diversas publicações: Notícias Magazine, Grande Reportagem, Ozono, ABC Ambiente, Mais Ambiente, etc..

Actualmente aborda regularmente estas temáticas no blogue Pedestris – Andanças e Encantamentos.

Apaixonado pelo íntimo contacto com a Natureza, há mais de três décadas, tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, uma abordagem ecosófica da prática de actividades de ar livre numa perspectiva paleo de regresso às origens.

O Curso é organizado pelo Círculo do Entre-Ser nas instalações do Centro Lusitano de Unificação Cultural, na R. Pascoal de Melo, 4 - 1º, em Lisboa, excepto a parte prática do workshop (no dia 25 de Abril) que se irá realizar no Parque Florestal de Monsanto.

Contribuição: 20 euros. Limite de 30 inscrições. Para se inscrever preencha por favor a ficha de inscrição neste link e siga as instruções aí presentes: http://goo.gl/forms/GsaAzlLJbq

Sem comentários :

Enviar um comentário