“Sou feito da inteira evolução da Terra; sou um microcosmo do macrocosmo. Nada há no universo que não esteja em mim. O inteiro universo está encapsulado em mim, como uma árvore numa semente. Nada há ali fora no universo que não esteja aqui, em mim. Terra, ar, fogo, água, tempo, espaço, luz, história, evolução e consciência – tudo está em mim. No primeiro instante do Big Bang eu estava lá, por isso trago em mim a inteira evolução da Terra. Também trago em mim os biliões de anos de evolução por vir. Sou o passado e o futuro. A nossa identidade não pode ser definida tão estreitamente como ao afirmar que sou inglês, indiano, cristão, muçulmano, hindu, budista, médico ou advogado. Estas identidades rajásicas são secundárias, de conveniência. A nossa identidade verdadeira ou sáttvica é cósmica, universal. Quando me torno consciente desta identidade primordial, sáttvica, posso ver então o meu verdadeiro lugar no universo e cada uma das minhas acções torna-se uma acção sáttvica, uma acção espiritual”

- Satish Kumar, Spiritual Compass, The Three Qualities of Life, Foxhole, Green Books, 2007, p.77.

“Um ser humano é parte do todo por nós chamado “universo”, uma parte limitada no tempo e no espaço. Nós experimentamo-nos, aos nossos pensamentos e sentimentos, como algo separado do resto – uma espécie de ilusão de óptica da nossa consciência. Esta ilusão é uma espécie de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e ao afecto por algumas pessoas que nos são mais próximas. A nossa tarefa deve ser a de nos libertarmos desta prisão ampliando o nosso círculo de compreensão e de compaixão de modo a que abranja todas as criaturas vivas e o todo da Natureza na sua beleza”

- Einstein

“Na verdade, não estou seguro de que existo. Sou todos os escritores que li, todas as pessoas que encontrei, todas as mulheres que amei, todas as cidades que visitei”

- Jorge Luis Borges

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Teremos política?


“Filosofia e política nascem juntas. (...) Quando digo filosofia não me refiro a sistemas, nem a livros, nem a raciocínios escolásticos. Trata-se primeiro e antes de tudo do questionamento da representação instituída do mundo, do questionamento dos ídolos da tribo no horizonte de uma interrogação ilimitada. Quando digo política não falo de eleições municipais nem presidenciais; a política, no verdadeiro sentido do termo, é o questionamento da instituição efectiva da cidade, é a actividade que trata de encarar lucidamente a instituição social como tal”

- Cornelius Castoriadis, “Natureza e valor da igualdade”.

Teremos política? Temos Estado, sociedade, instituições culturais, políticas e económicas, presidente, governo, partidos e eleições, mas teremos realmente política? Temos realmente um questionar autêntico, desinteressado e profundo do sentido de haver Estado, sociedade, instituições, presidente, governo, partidos e eleições? Interrogamo-nos verdadeiramente sobre o sentido, a finalidade e a orientação de tudo isto? Ou limitamo-nos, mesmo quando nos presumimos diferentes e alternativos, a reproduzir a representação instituída do mundo e a venerar antigos e novos ídolos da tribo, na ausência de horizonte de uma completa recusa de os/nos interrogarmos? Paga-se muito caro a recusa da filosofia, porque sem ela tudo se esvazia em acção irreflectida ao serviço de rotinas ou de interesses pouco confessáveis, sobretudo quando disfarçados de idealismo e do serviço de causas nobres.

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