
"Em grego existem duas palavras para dizer "vida": "biós" e "zoé". "Biós" é uma das formas possíveis da vida integral. Foi criada a partir da diversificação das espécies e da individuação de membros no interior de cada espécie. "Biós" está no reino da individualidade e da diversidade. "Zoé" é a vida que nos atravessa a todos. A nossa singularidade biológica é apenas uma das possíveis manifestações de "zoé". Nas suas fases mais imaturas, o nosso pequeno eu aferra-se à vida à custa de exterminar outras formas de existência. Crescer em consciência significa perceber que todos participamos da mesma vida (zoé) que apareceu na terra e que transcende o próprio planeta. Quando ficamos reduzidos à nossa dimensão "biológica" individual, apenas lutamos pela nossa sobrevivência - pessoal ou grupal, que não é mais do que a extensão do nosso ego - , esquecendo que a nossa existência individual e de espécie participa de uma realidade e de um dom muito maiores que procedem de um fundo multiforme, transtemporal e infinito cujas manifestações somos chamados a venerar, cuidar e servir, em vez de possuir, dominar ou submeter"
- Javier Melloni, Hacia un Tiempo de Síntesis, Barcelona, Fragmenta Editorial, 2011, p.222.
Parabéns pelo Blogue, Paulo :) Excelente escolha para Estreia! :)
ResponderEliminarGrato, Daniela!
ResponderEliminarUm grande dia para dar voz a questões humanistas, sim, porque a poesia é a transpiração do homem no seu despertar para a consciência de si como o outro.
ResponderEliminarGrata, professor.
:) Parabéns e... grato pelo seu imenso trabalho, Professor!
ResponderEliminarGrato eu a todos! Bem hajam!
ResponderEliminarBem hajas Paulo!
ResponderEliminarEis um espaço de paz. Obrigado meu caro Paulo.
ResponderEliminarJá fui na Grécia e super legal lá e parabéns
ResponderEliminarJá fui na Grécia e super legal lá e parabéns
ResponderEliminarJá fui na Grécia e super legal lá e parabéns
ResponderEliminarMuito bom! parabéns pela explicação.
ResponderEliminarFaltou a vida psiquê,a vida intelectual. Quanto a vida zoé,trata-se da vida incriada,a vida do Altíssimo, YHWH.Shalom.
ResponderEliminarMuito bom . Você pode me indicar um livro para se aproximar melhor do idioma ?
ResponderEliminar