sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Retiro de Meditação no Coração da Vida (com Paulo Borges)


Seminário da Torre da Aguilha
Carcavelos
2 a 4 de Janeiro de 2015

A mudança de ano, solar ou lunar, é sempre o fim de um ciclo energético e o início de outro e uma excelente oportunidade para mudar e evoluir. A finalidade deste Retiro é vivenciar plenamente o “Ano novo, Vida nova”, reconhecendo os nossos padrões habituais de confusão, medo, avidez e agressão e deixando de nos identificar com eles, aprendendo modos de transformar a sua energia na experiência da nossa natureza original. Para este fim, será dado um particular destaque ao conhecimento dos cinco padrões energéticos fundamentais que se manifestam na nossa vida e em todas as coisas, conhecidos como as “cinco famílias de Buda”: Buda (espaço), Vajra (clareza), Ratna (riqueza), Padma (paixão) e Karma (acção). Conheceremos as suas manifestações confusas e aprenderemos a transformá-las nas cinco sabedorias que são a sua natureza sã e profunda, como forma de vivermos mais plenamente no Coração da Vida.

Programa:

Dia 2 – 6ª feira

18.00 – 20.00 - Chegada e acomodação.

20.00 – 21.30 – Jantar

21.30 – 22.30 – Introdução ao sentido do Retiro. Ano novo, Vida nova. Retirar-se da confusão, do medo, da avidez e da agressão e experienciar a nossa natureza sagrada e primordial, pelo bem de todos os seres.

Dia 3 – Sábado

07.30 – 09.00 – Introdução à experiência meditativa, introdução à realidade e à liberdade: Aqui-Agora.

09.00 – 10.00 – Pequeno-almoço

10.00 – 13.00 (com intervalo) – Sessões teórico-práticas de meditação sentada e em andamento. Shamatha – Pacificar a mente na atenção plena às sensações físicas, à respiração, ao fluxo das emoções/pensamentos e aos fenómenos externos. RAIN: reconhecer, aceitar, investigar, não se identificar.

13.30 – 14.30 – Almoço

15.30 - 18.30 (com intervalo) – Quem realmente somos? Reconhecer e aprender a lidar com a nossa actual matéria-prima. Introdução aos três tipos de personalidade e às cinco famílias de Buda, os cinco padrões energéticos do nosso potencial de desenvolvimento e despertar.
Sessões teórico-práticas de meditação sentada e em andamento. Shamatha – Pacificar a mente na atenção plena ao estar consciente. Introdução a vipashyana: despertar a mente e ver a natureza impermanente, interdependente e insatisfatória de todos os pensamentos, emoções e preocupações. Contemplar a natureza da consciência, livre de identificações, apego e aversão.

19.30 – 20.30 – Jantar

21.30 – 23.00 – Entrar na Festa do Coração da Vida. Transmutar toda a ilusão, carência e negatividade nas quatro meditações ilimitadas: amor, compaixão, alegria e imparcialidade - a troca ou tonglen. Abandono do falso eu e celebração de um renascimento desperto, amoroso e compassivo com todos os seres e a Terra.

Dia 4 – Domingo

07.30 – 09.00 – Sessão de meditação. Revisão e aprofundamento do dia anterior: Shamatha, vipashyana e tonglen.

09.00 – 10.00 – Pequeno-almoço

10.00 - 13.00 (com intervalo) – Aprofundamento do estudo e reconhecimento das cinco famílias de Buda. Exercícios de transformação das suas manifestações confusas nas cinco sabedorias primordiais.

13.30 – 14.30 – Almoço

15.30 - 18:00 – A visão pura de todos os fenómenos. Meditação com visualização e mantras. Regressar à vida quotidiana com um espírito desperto, criativo, amoroso e compassivo.

O retiro será facilitado por Paulo Borges. Tentando praticar a via do Buda desde 1983, tem orientado desde 1999 workshops, cursos e retiros de introdução teórica e prática ao budismo e à meditação. Professor de Filosofia na Universidade de Lisboa. Cofundador, ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014) e actual membro da Direcção. Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser. Tradutor de textos budistas, como Estágios da Meditação, de Sua Santidade o Dalai Lama (2001), o Livro Tibetano dos Mortos (2006) (com Rui Lopo), A Via do Bodhisattva, de Shantideva (2007), O Caminho da Grande Perfeição, de Patrul Rinpoche (2007) e O que não faz de ti um budista, de Dzongsar Jamyang Khyentse (2009). Entre outras obras é autor de O Budismo e a Natureza da Mente (com Matthieu Ricard e Carlos João Correia, 2005), de Descobrir Buda. Estudos e ensaios sobre a via do Despertar (2010), de Quem é o meu Próximo? Ensaios e textos de intervenção por uma consciência e uma ética globais e um novo paradigma cultural e civilizacional (2014) e de O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (2015).

Contribuição: 140 ou 160 euros, consoante a disponibilidade (110 euros: estadia e refeições; 30 ou 50 euros: organização, orientação e actividades do retiro).
10% dos lucros será oferecido a uma associação humanitária, de defesa dos animais ou do ambiente.

Atenção:

- Pode obter informações por telefone (918113021) ou e-mail (pauloaeborges@gmail.com) e é necessário inscrever-se por mail confirmando a inscrição com a transferência de metade do valor em causa até ao dia 29 de Dezembro para o NIB 0010 0000 48372440001 68. Mail para inscrições: retiros@circuloentreser.org
- Convém trazer roupas confortáveis, uma almofada, um tapete e um bloco de notas.
- O evento é aberto a todos e não implica nenhum conhecimento teórico ou prático de meditação.
- As refeições serão vegetarianas.
- Antes de cada refeição será feita uma oferenda dos alimentos para saciar a fome e sede físicas e espirituais no mundo e os primeiros 15m decorrerão em silêncio, para cultivarmos a atenção plena, apreciarmos melhor os sabores dos alimentos e desenvolvermos gratidão por todos aqueles que para eles contribuíram.
- O retiro só se realizará com um mínimo de 10 participantes.

Localização:

Sair da A5 para Carcavelos e voltar à direita, caso venha na direcção Lisboa-Cascais

Inscrições:
retiros@circuloentreser.org

Site do CES:
Página no Facebook: https://www.facebook.com/CirculoEntreSer?ref=ts&fref=ts

Organização: Círculo do Entre-Ser, com o apoio da União Budista Portuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário