terça-feira, 4 de março de 2014

“O conceito de pessoa, tal como o conceito de eu, é feito apenas de elementos não-pessoa"


“O conceito de pessoa, tal como o conceito de eu, é feito apenas de elementos não-pessoa – sol, nuvens, trigo, espaço e assim por diante. Graças a estes elementos, há algo a que chamamos uma pessoa. Mas erigir uma barreira entre a ideia de pessoa e a ideia de não-pessoa é errado. Se dizemos, por exemplo, que o cosmos originou a humanidade e que os outros animais, as plantas, a lua, as estrelas, etc., existem para nos servir, estamos apanhados na ideia de pessoa. Estes tipos de conceitos são usados para separar o eu do não-eu e a pessoa da não-pessoa e são erróneos.

Investimos imensa energia no avanço da tecnologia a fim de servir melhor as nossas vidas e exploramos os elementos não-humanos, como as florestas, os rios e os oceanos, para esse fim. Mas à medida que poluímos e destruímos a natureza, poluímo-nos e destruímo-nos também. Os resultados de discriminar entre o humano e o não-humano são aquecimento global, poluição e a emergência de muitas doenças estranhas. A fim de nos protegermos a nós mesmos, devemos proteger os elementos não-humanos. Esta compreensão fundamental é necessária se queremos proteger o nosso planeta e a nós mesmos”

- Thich Nhat Hanh, comentário ao Sutra do Diamante, in Awakening of the Heart. Essential buddhist sutras and commentaries, 2012, p.343.

Sem comentários:

Enviar um comentário