segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Uma educação que ensine a ser um melhor ser humano


(na foto: Martin Seligman)


“Martin Seligman, um dos fundadores da “psicologia positiva” (segundo a qual, para desabrochar na existência, não basta neutralizar as emoções negativas e perturbadoras, é também necessário favorecer a eclosão de emoções positivas), colocou a milhares de pais a seguinte questão: «Que desejam mais para os vossos filhos?». Na maioria, responderam: a felicidade, a confiança em si, a alegria, o desabrochar, o equilíbrio, a gentileza, a saúde, a satisfação, o amor, uma conduta equilibrada e uma vida plena de sentido. Em resumo, o bem-estar vem à cabeça do que os pais e mães desejam prioritariamente para os seus filhos.

«Que se ensina na escola?», perguntou de seguida Seligman aos mesmos pais e mães, que responderam: a capacidade de reflexão, a capacidade de se adaptar a um molde, as competências em línguas e matemática, o sentido do trabalho, o hábito de passar exames, a disciplina e o êxito. As respostas a estas duas questões praticamente não coincidem. As qualidades ensinadas na escola são indiscutivelmente úteis e na maioria necessárias, mas a escola poderia igualmente ensinar os meios de chegar ao bem-estar e à realização de si, em suma, ao que Seligman chama uma «educação positiva», uma educação que ensine também cada aluno a tornar-se um melhor ser humano”

- Matthieu Ricard, Plaidoyer pour l’altruisme. La force de la bienveillance, Paris, NiL éditions, 2013, pp.325-326.

1 comentário:

  1. Eu pergunto quais são esses meios para alcançar o bem-estar e tudo mais e principalmente tornar-nos melhores seres humanos se são os estados que controlam o sistema educacional? Era a reforma para bem do sistema educacional e também a reforma para uma mudança de rumo global, pois o nosso problema não passa por ser somente a nível do nosso país. Gostaria de ouvir opiniões sobre este tema tão importante que é a educação dos seres humanos.

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