terça-feira, 21 de abril de 2015

A Arte de Andar - uma forma de Ecosofia - um workshop que começa hoje


---------------
inscrições: http://goo.gl/forms/GsaAzlLJbq
---------------

Terça-feira, 21 de Abril das 18.30 - 20.00
Sábado, 25 de Abril, das 10.00 - 14.00

Esta oficina de trabalho (workshop) centra-se no(s) encantamento(s) do acto de andar, numa perspectiva ecosófica desenvolvida sob três vertentes: Ser/Sentir, Demandar e Des(en)cobrir a Natureza. Os trabalhos irão decorrer em dois tempos e locais distintos: uma abordagem teórica (21 de Abril, das 18.30 às 20.00, no CLUC) e uma componente prática (25 de Abril, das 10.00 às 14.00, no Parque Florestal de Monsanto).

Facilitador: Pedro Cuiça

Nasceu no ano de 1968 em Faro. É, desde 2003, Director Técnico da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP). Detentor do Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD) em Pedestrianismo – Grau III, possui formação académica em Ciências da Natureza (UAb) e em Geologia (FCUL). É formador de Técnicos de Percursos Pedestres da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (FCMP/ENM) e é Técnico de Senderos da Federación Española de Deportes de Montaña y Escalada/Escuela Española de Alta Montaña (FEDME/EEAM), entre outras titulações na área dos desportos de montanha.

Membro fundador do Grupo de Trabalho de Acesso à Natureza da European Ramblers Association (ERA) (2014), foi Vice-Presidente da Comissão de Percursos Pedestres, entre 2007 e 2013, e membro do Grupo de Trabalho de Formação (Training Standards), de 2008 a 2011, dessa entidade europeia.

Autor de Passo-a-Passo – Manual do Caminhante (no prelo) e Guia de Montanha – Manual Técnico de Montanhismo (2010), foi co-autor de mais de uma dezena de livros-guia de percursos pedestres, designadamente o Guia de Percursos Naturais (1995) e Portugal Pé-ante-pé (2001). Enquanto jornalista profissional e editor na Forum Ambiente (1995-2001) publicou inúmeros trabalhos sobre pedestrianismo e percursos pedestres.

Foi também membro do Conselho Assessor da revista Caminar – Senderismo y Naturaleza (2004-2009) e colaborou em diversas publicações: Notícias Magazine, Grande Reportagem, Ozono, ABC Ambiente, Mais Ambiente, etc..

Actualmente aborda regularmente estas temáticas no blogue Pedestris – Andanças e Encantamentos.

Apaixonado pelo íntimo contacto com a Natureza, há mais de três décadas, tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, uma abordagem ecosófica da prática de actividades de ar livre numa perspectiva paleo de regresso às origens.

O Curso é organizado pelo Círculo do Entre-Ser nas instalações do Centro Lusitano de Unificação Cultural, na R. Pascoal de Melo, 4 - 1º, em Lisboa, excepto a parte prática do workshop (no dia 25 de Abril) que se irá realizar no Parque Florestal de Monsanto.

Contribuição: 20 euros. Limite de 30 inscrições. Para se inscrever preencha por favor a ficha de inscrição neste link e siga as instruções aí presentes: http://goo.gl/forms/GsaAzlLJbq

Sem comentários:

Enviar um comentário