segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Curso de Introdução ao Pensamento de Agostinho da Silva


---------------
inscrições: http://goo.gl/forms/nIw4YXNXK0
---------------

5ªs feiras, 19 e 26 de Fevereiro, 5, 12, 19 e 26 de Março, das 19 às 20.30.

Ainda na comemoração dos 20 anos da partida de Agostinho da Silva, a associação filosófica e ética Círculo do Entre-Ser, que o conta como um dos inspiradores da sua visão de um novo paradigma cultural e civilizacional, oferece este curso de introdução às várias vertentes do seu pensamento.

1 – Não sou do ortodoxo nem do heterodoxo; cada um deles só exprime metade da vida, sou do paradoxo que a contém no total” – O homem, a vida e a obra.

2 – “Existe um Deus que é o conjunto de tudo quanto apercebemos no Universo. Tudo o que existe contém Deus, Deus contém tudo o que existe”: Metafísica, teologia e cosmologia.

3 – “Vai sendo o que sejas até seres o que és, que é Deus sendo; e, cuidado, não te percas enquanto vais sendo”; “Nascemos estrelas de ímpar brilho”; “Só há homem quando se faz o impossível” - Antropologia, ética e educação.

4 – “A direita me considera como da esquerda; esta como sendo eu inclinado à direita; o centro me tem por inexistente. Devo estar certo” - Sociedade, política e economia.

5 – “O Tudo para Todos, nós o poderíamos organizar melhor que ninguém”; “são sinónimos, nos vários dialectos, sociedade sem classes, reino de Deus, acracia ou anarquia, e até o Quinto Império, do Vieira a Pessoa” - A Idade de Ouro, a história e a sua superação. O culto popular do Espírito Santo e a vocação universalista de Portugal e da comunidade lusófona. Camões, Vieira, Fernando Pessoa e o Quinto Império sem imperador, reino da fraternidade cósmica.

6 – “Crente é pouco sê-te Deus / e para o nada que é tudo / inventa caminhos teus”; “Mas os tempos virão, os tempos de ser Deus” - Uma espiritualidade visionária, holística, ecuménica e trans-religiosa.

O Curso é organizado pelo Círculo do Entre-Ser nas instalações do Centro Lusitano de Unificação Cultural, na R. Pascoal de Melo, 4 - 1º, em Lisboa, e será orientado por Paulo Borges.

Paulo Borges é professor de Filosofia na Universidade de Lisboa, presidente do Círculo do Entre-Ser, ex-presidente (de 2004 a 2013) e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. É autor e organizador de cerca de 40 livros de ensaio filosófico, ficção, poesia e teatro. Conviveu com Agostinho da Silva nos últimos doze anos da sua vida, foi presidente da Comissão das comemorações oficiais do Centenário do seu nascimento em 2006 e é autor ou organizador das seguintes obras sobre o seu pensamento:

Agostinho da Silva. Dispersos (apresentação e organização), Lisboa, ICALP, 1988; 1989 (2ª edição).
Obras de Agostinho da Silva (organização e introduções), 12 volumes, Lisboa, Âncora Editora / Círculo de Leitores, 1999-2003.
Agenda 2006. Agostinho da Silva (introdução geral, selecção de textos, introduções específicas e coordenação editorial), Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2006.
Agostinho da Silva. Uma Antologia (organização e introdução), Lisboa, Âncora Editora, 2006.
Tempos de ser Deus. A espiritualidade ecuménica de Agostinho da Silva, Lisboa, Âncora Editora, 2006.
Línguas de Fogo. Paixão, Morte e Iluminação de Agostinho da Silva, Lisboa, Ésquilo, 2006 (ficção).
Folia. Mistério de Pentecostes em três actos, Lisboa, Ésquilo, 2007 (drama).

Contribuição: 45 euros. Limite de 30 inscrições.

Inscrições:

Pode inscrever-se preenchendo o seguinte formulário: http://goo.gl/forms/nIw4YXNXK0 ou mandando um mail para pensamentoAS@circuloentreser.org.

A sua inscrição só será efectivada após recebimento do valor de 25€ referente à jóia de inscrição. Poderá fazer a transferência para o NIB 0010 0000 48372440001 68 e enviar o comprovativo para o endereço de email pensamentoAS@circuloentreser.org, indicando o NIF para emissão de recibo.

Sem comentários:

Enviar um comentário