sábado, 31 de janeiro de 2015

Introdução às Cinco Famílias de Buda (conhecer o nosso padrão energético e o nosso potencial de despertar) - 31 Janeiro, 15h


Introdução às Cinco Famílias de Buda (conhecer o nosso padrão energético e o nosso potencial de despertar)

Sábado, 31 de Janeiro, 15-19h

Todas as pessoas, seres e acontecimentos são manifestações de cinco princípios, padrões ou potenciais energéticos, que os Tantras budistas designam como “famílias de Buda”: Vajra (conhecimento), Ratna (riqueza), Padma (paixão), Karma (acção) e Buda (espaço contemplativo). Associadas a diferentes elementos e emoções, estão constantemente presentes nas nossas vidas e relações com os outros, configurando o nosso estilo pessoal, a nossa perspectiva e atitude geral em termos de percepção e acção no mundo e as diferentes modalidades da nossa experiência. Constituem também o nosso potencial de desenvolvimento humano e espiritual, tendo um duplo aspecto, conforme nos fechamos ou abrimos a essas energias: neurótico e confuso, acompanhado de sofrimento; são e desperto, inspirador e libertador. Reconhecendo o nosso padrão ou padrões dominantes, bem como os que nos são complementares, podemos aprender a transformar as suas manifestações obscuras, conflituosas e distorcidas nas correspondentes formas da nossa sabedoria original, fazendo de cada situação da vida quotidiana, e em particular das mais difíceis, uma ocasião para refinar e despertar a consciência. Nesta abordagem não ignoramos, rejeitamos ou combatemos as emoções “negativas”, vendo antes como levá-las a manifestar as nossas qualidades profundas, de que elas são a manifestação desarmoniosa. O conhecimento e harmonização dos cinco padrões energéticos é também muito útil para a harmonia e o sucesso na dinâmica dos grupos, entre outros a nível familiar, associativo e empresarial.

O workshop será orientado por Paulo Borges . Tentando praticar a via do Buda desde 1983, tem orientado desde 1999 workshops, cursos e retiros de introdução teórica e prática ao budismo e à meditação. Professor de Filosofia na Universidade de Lisboa. Cofundador, ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014) e actual membro da Direcção. Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser. Tradutor de textos budistas, como Estágios da Meditação, de Sua Santidade o Dalai Lama (Lisboa, Âncora Editora, 2001), o Livro Tibetano dos Mortos (Lisboa, Ésquilo, 2006) (com Rui Lopo), A Via do Bodhisattva, de Shantideva (Lisboa, Ésquilo, 2007), O Caminho da Grande Perfeição, de Patrul Rinpoche (Lisboa, Ésquilo, 2007) e O que não faz de ti um budista, de Dzongsar Jamyang Khyentse (Lua de Papel, 2009). Entre outras obras é autor de O Budismo e a Natureza da Mente ( 30com Matthieu Ricard e Carlos João Correia, Lisboa, Mundos Paralelos, 2005), de Descobrir Buda. Estudos e ensaios sobre a via do Despertar (Lisboa, Âncora Editora, 2010), de Quem é o meu Próximo? Ensaios e textos de intervenção por uma consciência e uma ética globais e um novo paradigma cultural e civilizacional (Lisboa, Mahatma, 2014) e de O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (Lisboa, Mahatma, 2015).

Comparticipação: 20,00 euros (vinte euros)
*Os participantes devem trazer papel, caneta e roupas largas e confortáveis.
Importante: uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva da frequência do curso.
Local: União Budista Portuguesa, Av. Cinco de Outubro, n.º 122, 8.º Esq., 1050-061 Lisboa.
Contactos para inscrições: 213 634 363 (das 17h00 às 21h00);
Email: sede@uniaobudista.pt
Metro: Campo Pequeno
Autocarro: 21, 38, 44,49, 54, 56, 83, 727, 732, 738,745
http://www.uniaobudista.pt/actividades.php…

Sem comentários:

Enviar um comentário