quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A verdadeira riqueza


A verdadeira riqueza não é o que se produz, comercializa e consome, não são objectos, tecnologia e serviços, não é o dinheiro. A verdadeira riqueza é o que natural e gratuitamente existe, temos e somos: o céu, a terra, o sol, o ar, as plantas, os rios e os mares, os seres humanos e não-humanos, o tempo, a energia, as relações, a alegria, a saúde, a paz, o amor e a sabedoria. A verdadeira riqueza é o que ignoramos e desprezamos, desbaratamos e destruímos na ânsia de produzir, consumir, acumular e rentabilizar a falsa riqueza que, como água salgada, nos deixa sempre mais sequiosos. A verdadeira riqueza é o que todos os dias deitamos fora para acumular coisas, dinheiro, poder, fama e estatuto e morrer sufocados debaixo de tudo isso em vidas confusas, miseráveis e tristes.

- Paulo Borges, Quem é o meu Próximo?, Lisboa, Mahatma, 2014, p.211.

2 comentários:

  1. Inteiramente de acordo consigo Paulo Borges. Temos uma grande responsabilidade em fazer despertar nas outras Pessoas a verdadeira riqueza que existe nos Seres Humanos deste Planeta.
    Este é o nosso Futuro como Seres integrados na Biosfera com sustentabilidade de atitudes e comportamentos. Esta é a verdadeira Consciência Coletiva. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Estamos juntos nesta demanda. Saudações

    ResponderEliminar