quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A regeneração da humanidade pela reconciliação do masculino e do feminino


A regeneração da humanidade passa centralmente pela reconciliação do masculino e do feminino, em cada um de nós e na relação entre os sexos. Isto abrange o amor homossexual, pois o masculino e o feminino são polaridades energéticas e psíquicas (e não condições físicas ou biológicas) que toda a mulher e todo o homem têm em si, podendo o feminino predominar num homem e o masculino numa mulher. Uma relação aparentemente homossexual é no fundo sempre heterossexual, pois no casal há sempre quem seja interiormente mais feminino ou mais masculino, o que pode variar consoante a evolução dos indivíduos.

O mais importante é curar a ferida aberta entre o masculino e o feminino em cada um de nós e nas relações inter-pessoais. Superar de vez o machismo e o feminismo masculinizante e ressentido. Integrar o antigo matriarcado e o patriarcado hoje em colapso numa síntese superior. Restabelecer a integridade do Humano, macho-fêmea, andrógino. E assim reunir o lado esquerdo e direito do ser e do cérebro, a razão e a sensibilidade, a inteligência e o amor-compaixão, a acção e a contemplação, o Céu e a Terra. O côncavo e o convexo.

É disso que depende uma nova Cultura e uma nova Civilização, que restaure a harmonia da humanidade com a Terra, o Cosmos e todos os seres. Pois em tudo e todos – humanos, animais, plantas, minerais – se manifestam as duas inseparáveis polaridades da sagrada dança do Eros primordial.

Isto é urgente em todas as áreas, da espiritualidade à cultura e à política. Basta do que seja parcial. É a Hora do Integral.

Sem comentários:

Enviar um comentário