sábado, 6 de abril de 2013

Ontem com Sócrates, hoje com Coelho ou amanhã com Seguro o perigo real, se não passarmos da alternância para a alternativa, é o fascismo social

Não tenhamos ilusões e despertemos para o essencial: ontem com Sócrates, hoje com Coelho ou amanhã com Seguro o perigo real, se não passarmos da alternância para a alternativa, é o fascismo social. 

"O fascismo social é um conjunto de processos sociais mediante os quais grandes sectores da população são irreversivelmente mantidos no exterior ou expulsos de qualquer tipo de contrato social. (...)
Um futuro possível é, pois, a expansão do fascismo social. Há muitos sinais de que isso é uma possibilidade real. Se se permitir que a lógica do mercado transborde da economia para todas as áreas da vida social e se torne o único critério para a interacção social e política de sucesso, a sociedade tornar-se-á ingovernável e eticamente repugnante, e, seja qual for a ordem que se venha a efectivar, ela será de tipo fascista (...)"

- Boaventura de Sousa Santos, A gramática do tempo. Para uma nova cultura política, Porto, Afrontamento, 2006, pp.180-181.



Sem comentários:

Enviar um comentário