sexta-feira, 3 de junho de 2016

Curso Teórico-Prático de Introdução à Via do Buda - 7, 14 e 21 de Junho - 18:30 - 22:00


Dias 7, 14 e 21 de Junho (3ªs feiras) das 18h30 às 22h00

O curso consiste numa introdução teórico-prática aos aspectos essenciais da via do Buda ou do pleno Despertar da consciência. O objectivo é aliar o estudo de textos e a compreensão intelectual à experiência prática e à vivência interior mediante exercícios meditativos que serão praticados em cada sessão e propostos para ser desenvolvidos em casa. Serão fornecidos textos de apoio e passados certificados de participação a quem frequente todas as sessões.

I. Reconhecer que o problema não está nos outros e pôr-se a caminho

1. A vida e o Despertar de Siddhartha Gautama. Buda histórico e natureza de Buda. O Discurso de Benares e as Quatro Nobres Verdades: a insatisfação (dukkha), sua origem, sua extinção e a via que aí conduz. A Via do Meio entre hedonismo e ascetismo, essencialismo e niilismo. O Óctuplo Caminho: visão, pensamento, discurso, acção, modo de vida, esforço, atenção e concentração correctos. O sentido experimental e não dogmático da via do Despertar.
2. Exercícios meditativos: calma mental (shamatha).

II. Descobrir a interdependência universal e abrir a mente-coração

1. A Roda da Vida (bhava-chakra). Os doze elos da origem interdependente e as quatro meditações que afastam do samsara: preciosa vida humana, impermanência e morte, causalidade kármica e sofrimentos do samsara.
2. O Sutra do Coração da Sabedoria Transcendente, o Sutra do Diamante e a vacuidade (shunyata). Verdade relativa e absoluta.
3. O Refúgio na Tripla Jóia (Buda, Dharma e Sangha) e o espírito do Despertar (bodhicitta), relativo e absoluto. Budismo original e Mahayana.
4. Exercícios meditativos: visão penetrante (vipashyana) e metta-bhavana. As quatro meditações ilimitadas: amor, compaixão, alegria e equanimidade.

III. Despertar Aqui-Agora

1. As seis paramitas ou virtudes libertadoras.
2. A prática na vida quotidiana e a constante actualização do Dharma. O budismo comprometido: os Cinco Treinos da Atenção Plena de Thich Nhat Hanh.
3. O Vajrayana. A natureza primordial da mente e a visão pura.
4. Exercícios meditativos: o mantra de Avalokiteshvara / Chenrezig: Om Mani Peme Hung Hri.
5. Propostas e sugestões finais para continuar a prática e integrar todas as experiências da vida (agradáveis e desagradáveis) na Via do Despertar, desenvolvendo sabedoria e compaixão pelo bem de todos os seres.

O curso será orientado por Paulo Borges. Praticante da via do Buda desde 1983 segundo a tradição Nyingma do budismo tibetano, integrando a partir de 2012 os ensinamentos de Thich Nhat Hanh e sendo desde 2015 filiado na escola Linji (Rinzai) do budismo Ch’an / Zen. Professor de meditação e filosofia budista desde 1999, tendo orientado centenas de aulas, cursos, workshops e retiros em todo o país. Professor de Filosofia da Religião, Pensamento Oriental e Filosofia e Meditação na Universidade de Lisboa. Cofundador e ex-presidente da União Budista Portuguesa (2002-2014). Ex-presidente (2005-2013) e membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Cofundador e presidente do Círculo do Entre-Ser. Autor e organizador de 45 livros, entre os quais "O Budismo e a Natureza da Mente" (2006, com Carlos João Correia e Matthieu Ricard), “O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portugesa” (organizador, com Duarte Braga) (2007), "Descobrir Buda" (2010), “Quem é o Meu Próximo?” (2014) e "O Coração da Vida. Visão, meditação, transformação integral (guia prático de meditação)" (2015).

Contribuição: 50 euros, a pagar na primeira sessão do curso.
Pedimos que cheguem um pouco antes para o efeito.
(uma real indisponibilidade financeira não é impeditiva)
----------------
Inscrições:
- preenchendo o formulário: http://goo.gl/forms/7oBkUITaqy,
ou
- enviando email para inscricoes@circuloentreser.org
----------------

Sem comentários:

Enviar um comentário